domingo, 19 de maio de 2013

Para que servem as emoções

   Muitos, se perguntam pra que servem as emoções? E eu respondo, servem pra muitas coisas o problema que o mundo de hoje é doente psiquicamente, não tivemos aprendizado sobre como cuidar de nossas emoções, e o maior poder do homo sapiens ( ser pensante) fica oculto e pode até virar uma arma, ou até mesmo dar sua vida para que outra possa viver.

     
 É com o coração que se vê corretamente, o essencial é invisíveGooglel aos olhos.


   Pensem no últimos momentos de Renata e Roberto, um casal inteiramente dedicado á filha Pâmela  de 11 anos, confinada a uma cadeira de rodas devido a uma paralisia cerebral. A família silva viajava num trem da grande são paulo que caiu num rio, depois que um barcaça bateu e abalou as estruturas de uma ponte ferroviária, na região de guarulhos. Quando a água começou invadir o trem o casal , pensando primeiro na filha, fez o que pôde para salva Pâmela; conseguiram entregá-la, através de uma das janelas, para a equipe de resgate. E morreram, quando o vagão afundou.
 
   A história de Pâmela, de pais cujo último ato heroico foi o de assegurar a sobrevivência da filha, capta um momento de coragem quase sobrenatural. Sem dúvida, esse tipo de sacrifício dos pais em beneficio da prole recorrente na história e pré-história humanas, e inúmeras vezes mais ao longo da evolução da nossa espécie. Visto da perspectiva do biólogos evolucionistas, esse auto-sacrifício dos pais está a serviço do "sucesso reprodutivo" na transmissão dos genes a futuras gerações. Mas da perspectiva de um pai que, num momento de desespero, toma um decisão como essa, trata-se simplesmente de amor.

   Como se fora uma intuição do objetivo e da força das emoções, esse ato exemplar de heroísmo dos atesta o papel que exercem, na vida humana, o amor altruístico e as demais emoções que sentimos. Isso indica que nossos mais profundos sentimentos, as nossas paixões e anseios são diretrizes essenciais e que nossa espécie deve grande parte de sua existência á força que eles emprestam nas questões humanas. essa força é extraordinária: só um amor tão forte - na urgência de salvar uma filha querida - foi capaz de conter o próprio instinto de sobrevivência dos pais. Do ponto de vista do intelecto, não há dúvida de que o auto-sacrifício desses pais foi irracional. sob a ótica do coração, entretanto, essa era a única atitude a ser tomada.

   Quando investigam por que a evolução da espécie  humana deu á emoção um papel tão essencial em nosso psiquismo, os sociobiólogos verificam que em momentos decisivos, ocorreu uma ascendência do  coração sobre a razão. São as nossas emoções, dizem esses pesquisadores, que nos orientam quando diante de um impasse e quando temos de tomar providências importantes demais para que sejam deixadas a cargo unicamente do intelecto - em situações de perigo, na experimentação da dor causada por uma perda, na necessidade  de não perder a perspectiva apesar dos percalços, na ligação com um companheiro, na formação de uma família. cada tipo de emoção que vivenciamos nos predispões para um ação imediata: cada uma sinaliza para uma direção que, nos recorrentes desafios enfrentados pelo ser humano ao longo da vida, provou ser a mais acertada. Á medida que, ao longo da evolução da humana, situações desse tipo foram se repetindo, a importância do repertório emocional utilizado para garantir a sobrevivência da  nossa espécie foi atestado pelo fato de esse repertório ter ficado gravado no sistema nervoso humano como inclinações inatas e automáticas do coração.
 
   uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é lamentavelmente míope. A própria denominação homo sapiens, é enganosa á luz do que a ciência diz a cerca do lugar que as emoções ocupam em nossas vidas. como sabemos por experiência própria, quando se trata de moldar nossas decisões e ações, a emoção pesa tanto -  e ás vezes muito mais - quanto a razão fomos longe demais quando enfatizamos o valor e a importância puramente racional - do que mede o QI - na vida humana. Para o bem ou para o mal, quando as emoções que dominam, o intelecto não pode nos conduzir a lugaram nenhum.

 



  Gostaram? me ajudem a divulgar o blog, compartilhe!!
 Se falto algo em especial, critiquem! afinal oque  seria de um blog de sucesso sem criticas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trate as pessoas como gostaria que tratasse você, se fazer perguntas e comentários idiotas será respondido a altura do seu nível.
Obrigado a direção!