sábado, 30 de junho de 2012

Os Astecas

Astecas 

  Ocuparam a região do lago texcoco, no vale do méxico, por volta do ano 1325 até 1521. A sociedade Asteca teve seu processo de destruição em meados do século XVI com a chegada dos espanhóis.

  Esta sociedade teve como base econômica as comunidades aldeãs, ou calpulli, que formavam uma confederação Asteca.

  Nestas comunidades a posse da terra e o trabalho eram coletivos, cada família recebia um lote de onde retiravam sua subsistência e pagavam tributos. Esses camponeses ainda trabalhavam nas terras da nobreza.

  Outro grupo numeroso foi o dos "criados perpétuos", chamados de escravos pelos cronistas espanhóis. Este segmento social constituía-se por aqueles que nao queriam se casar ou cultivar a terra que lhes pertencia, perdiam seus meios de subsistência e seus direitos. Pertenciam também a esse grupo os condenados por algum crime, sendo oferecidos para trabalhar para outras pessoas ou colocados á venda. Entendia-se como venda somente a força de trabalho do indivíduo e não sua pessoa, de modo que seus filhos continuavam livres; portanto, essa prática era diferente de outras formas de escrevidão, como a greco romana e a colonial moderna.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trate as pessoas como gostaria que tratasse você, se fazer perguntas e comentários idiotas será respondido a altura do seu nível.
Obrigado a direção!